Menu

Os seminários “Perfil Cultural do Carioca” são resultado de uma pesquisa de hábitos culturais realizada em janeiro e fevereiro de 2015 na cidade do Rio de Janeiro com 1.537 pessoas. As entrevistas, com mais de 50 perguntas sobre diferentes aspectos da vida cultural dos moradores do município, foram feitas em áreas de grande fluxo populacional.

A amostra representa a população com 12 anos ou mais e sua distribuição foi ponderada de acordo com dados do IBGE (censo de 2010). A classificação econômica seguiu o Critério Brasil.

O projeto foi motivado pela carência dados e informações que ajudem os agentes culturais públicos e privados a desenvolver seus trabalhos e orientar seus investimentos. A maior parte das pesquisas realizadas nos últimos anos, mesmo quando geraram informações relevantes para o setor, não tiveram continuidade. E é fundamental para a área conhecer o comportamento da população em relação à diversidade da produção cultural ofertada.

Quais as dificuldades específicas de cada área? Qual o potencial de crescimento das diferentes atividades culturais? Como a população se relaciona com a cultura? Que impacto podemos esperar de eventos ou equipamentos culturais? O que afasta o cidadão de teatros e museus? Existem oportunidades inexploradas? Da arte ao entretenimento, as indagações são inúmeras.

Exemplos de informações levantadas:
•O que as pessoas mais gostam de fazer no tempo livre

•Quais as atividades culturais preferidas e mais praticadas

•Quais as barreiras de acesso no cinema, teatro e museus

•Quais os estilos musicais preferidos

•Qual é o impacto das novas tecnologias no consumo da cultura

Os resultados podem ser recortados por gênero, idade, renda, escolaridade, local de moradia, religião e cor da pele.

 

 


Foto: RIO+20 – Aqualume / Fernando Maia / Riotur